Começamos nossas férias dia 18/07. Inicialmente havíamos planejado viajar até o Uruguai, mas devido ao clima chuvoso que se apresentou nos dias anteriores resolvemos, em último momento, nos aventurar em local mais próximo pois caso o clima se tornasse desfavorável para passeios externos, poderíamos voltar para casa com certa rapidez.
Quarta feira, um dia ensolarado depois de alguns dias de chuva intensa, colocamos nossa bagagem no porta malas do carro e com o destino previamente setado no GPS pegamos a estrada rumo a Cambará. Enquanto dirigia, não sentia nenhum remorso em ver as pessoas dentro dos seus carros indo para o trabalho.
Cambará é um município do Rio Grande do Sul. Lá estão as sedes do Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral onde estão localizados, dentre outros, os cânions Itaimbezinho e Fortaleza. A palavra Cambará é de origem Tupi-Guarani e significa "folha de casca rugosa". É o nome de uma árvore típica da região, a cidade possui um clima temperado marítimo por causa da altitude de cerca de 1100 m. Para chegar ao nosso destino, escolhemos a rota que passa por São Francisco de Paula pois acreditamos ser a mais bonita e menos movimentada. Chegamos por volta da 11:00hs, a temperatura estava muito agradável por volta dos 23⁰C e fomos direto curtir a gastronomia local. Galeteria o Casarão foi o local previamente escolhido, possui um buffet de saladas orgânicas e um galeto fantástico tudo num ambiente rústico com lareira e as paredes repletas de garrafas de vinho vazias, deixadas como se fossem troféus pelos clientes que por ali passaram.
![]() |
| Almoço - Galeteria o Casarão. |
![]() |
| Almoço - Galeteria o Casarão |
Após o almoço rumamos para o hotel para fazer o check in, acomodar as bagagens e dar início a nossa primeira excursão até o cânion itaimbezeinho. A distância do hotel até o cânion é de 18km de estrada de terra muito pedregosa, de condições ruins para para transito de carros de passeio, mas com um pouco de calma e paciência chegamos inteiros (inclusive o carro). A vista do local não superou minhas expectativas pelo fato de existir uma infraestrutura no local, como passeios demarcados, trilhas bem sinalizadas, placas indicativas e prédios. Digo isto pois prefiro locais mais selvagens onde não existam intervenções do homem, mas fora isto, a paisagem da natureza é bela e resultou em belas fotos e alegria para os olhos.
| Cânion Itaimbezinho |
| Cânion Itaimbezinho |
De volta ao hotel, bem no finalzinho da tarde, só restou tomar um bom banho, descansar e nos preparar para o jantar. Como não havíamos planejado ainda onde ir a solução foi seguir a indicação do restaurante do próprio hotel que não decepcionou com o excelente cardápio e o show de arpa e violino e o vocal do cheff.
E assim terminou nosso primeiro dia em Cambará. Depois do jantar fomos dormir para nos preparar para as aventuras do dia seguinte.

